Entre em contato!
(11) 3423-8896
(11) 97602-3862
(11) 99435-8699

FAQ

Quais os benefícios alcançados no tratamento em Equoterapia ?

Benefícios Físicos

Através do movimento tridimensional rítmico do passo do cavalo (frente e trás, para cima e para baixo, para um lado e outro), semelhante à cadência do andar do ser humano, o sistema nervoso central é estimulado. Em 30 minutos de montaria ao passo, o praticante recebe em média, 1800 à 2.250 ajustes tônicos o que proporciona ganho de equilíbrio corporal, adequação do tônus muscular, coordenação motora, melhora da postura, controle de cabeça e tronco, reação de proteção, flexibilidade, força muscular, ativação dos sistemas cardiorrespiratório e musculoesquelético.

Benefícios Psicológicos

O cavalo permite ao praticante vivenciar um contato diferenciado com o mundo que o rodeio, onde ele participa ativamente do seu tratamento. Desta forma experimenta uma sensação de independência/liberdade, melhora sua autoconfiança, autoestima, a comunicação, responsabilidade consigo e com o meio que o cerca, relaxamento e descontração, socialização.

Benefícios Educacionais

Por intermédio dos estímulos recebidos do cavalo, da natureza e do terapeuta, os limites e a liberdade que o cavalo estabelece ao praticante, seu raciocínio é aguçado e facilita a aprendizagem da leitura, escrita, e raciocínio matemático; atenção e concentração, cooperação e o sentido de realidade.


 

Quais as indicações para este tratamento ?

Paralisia Cerebral, Atraso no Neuropsicomotor, alterações cromossômicas (síndromes), má formações no sistema nervoso central, acidente vascular encefálico, traumatismo crânio-encefálico, lesão medular, correções posturais, deficiência auditiva e visual.

Dependência química, estresse, depressão, hiperatividade, , dificuldade noaprendizado e no desenvolvimento da linguagem, déficit de atenção e concentração, autismo.


Quem são os pacientes que podem utilizar esse tipo de tratamento ?

A idade mínima para iniciar o tratamento com equoterapia é a partir de 1 ano e 8 meses para todos os diagnósticos, exceto portadores de síndrome de Down, que tem recomendação a partir dos três anos. Essa diferença está relacionada às características da síndrome, que faz com que o portador tenha uma tendência à instabilidade na coluna cervical (entre a 1ª e 2 ª vértebras) e que pode ser agravada pelo movimento do cavalo.

Não há idade limite para a equoterapia. Todos os praticantes devem ter atestado médico para iniciar o tratamento.


A equipe é formada por quais profissionais ?

A Equipe é formada por: Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos e Fisioterapeutas todos Habilitados em Equoterapia. Os cavalos são dóceis, treinados especificamente para Equoterapia.


Em que dias e horários são ministradas as sessões ?

As sessões são semanais, durante 30 minutos, sob orientação da equipe. Os horários são pré-agendados, inclusive aos sábados.


Qual o grande diferencial da equoterapia Vôo de Liberdade na Pousada dos Pescadores ?

A Equoterapia Voo de Liberdade está localizada dentro da Pousada dos Pescadores, à apenas 30 minutos do centro de São Bernardo do Campo. Nossa equipe atua de forma interdisciplinar qualificada para acompanhar o desenvolvimento de seus praticantes O importante diferencial está em dispor de uma área verde de aproximadamente 450 mil², cercado pela Mata Atlântica, às margens da Represa Billings. Dentro deste espaço, a Equoterapia utiliza a natureza como recurso rico em estímulos, como por exemplo, cheiros, cores, tamanhos, sons, entre outros. Através das trilhas abertas e fechadas, pesqueiro, mudança de solo e ambiente, contato com os animais e as plantas conduzimos o praticante a experimentar novos ambientes, familiarizando-se com a natureza, descobrindo a liberdade e o limite.

O cavalo e a natureza manifestam o que há de mais sadio no ser humano.